Missão, visão e valores: exemplos e como fazer

Todo mundo já ouviu falar de missão, visão e valores. Mas será que você sabe pra que serve realmente? Sabe diferenciar cada um? Se não tem tanta certeza, leia o artigo com atenção e assista ao vídeo abaixo.

Neste artigo e no vídeo abaixo eu vou dar alguns conceitos de missão, visão e valores, vou te falar algumas perguntas que você pode fazer para cria-los e vou dar alguns exemplos reais de grandes empresas.

Primeiro eu vou falar a importância destes textos; Depois vou conceituar e dar exemplos de cada um deles; E por fim vou falar como eles devem ser utilizados. Assista ao vídeo abaixo e não se esqueça de se inscrever no canal. Lá sempre tem vídeos novos sobre comunicação, criatividade e empreendedorismo.

A importância da Missão, Visão e Valores

Para iniciar qualquer negócio é preciso de planejar. E ao fazer este planejamento é muito importante delimitar o espaço que o seu negócio pretende ocupar. Isso serve pra todo tipo de negócios, sejam pequenos, médios ou grandes. E de qualquer segmento.

Veja algumas perguntas que você pode fazer para iniciar o negócio:

  • Qual é o seu negócio / ramo de atuação?
  • O que você realmente vende além do serviço ou produto que oferece?
  • Qual é seu público? Quem serão seus clientes?
    • Segmente bem este público. O que eles buscam e valorizam?
  • Por que seus clientes comprarão de você e não do concorrente?
    • Diferencie-se. Card do vídeo de como se destacar.
  • O que o seu negócio será no futuro?

Enfim, nesse momento de planejamento (ideal que ocorra antes da abertura da empresa, mas pode acontecer depois) a criação da missão, visão e valores é importante porque permite que o empreendedor reflita sobre o papel do seu negócio na sociedade e sobre o futuro da empresa.

Missão

  • O que é
    • Representa o propósito da organização, sua razão de ser. Os motivos pelos quais o negócio foi criado. O que a empresa faz.
    • Sugere-se que a missão deve ser ampla o suficiente para permitir o desenvolvimento criativo dos negócios da empresa.
    • Enciclopédias (ideia restrita: vender enciclopédias / ideia ampla: distribuir informações)
  • Perguntas
    • O que a empresa deve fazer?
    • Para quem deve fazer?
    • Para que deve fazer?
    • Como deve fazer?
    • Onde deve fazer?
    • Qual responsabilidade social deve ter?
  • Exemplos
    • Fiat: Desenvolver, produzir e comercializar carros e serviços que as pessoas prefiram comprar e tenham orgulho de possuir, garantindo a criação de valor e a sustentabilidade do negócio.
    • HSBC: Garantir a excelência na entrega de produtos e serviços financeiros, maximizando valor para clientes e acionistas.

Visão

  • O que é
    • É a posição que queremos ocupar num cenário futuro, seja em negócios existentes, seja em uma nova composição de negócio.
    • Deve ser uma imagem ambiciosa de um estado que deseja alcançar a logo prazo.
    • É um marco para um ponto de chegada, para a jornada que a empresa vai enfrentar nos próximos cinco a dez anos.
  • Perguntas
    • Qual é nosso objetivo?
    • Qual é a força que nos impulsiona?
    • Quais são nosso valores básicos?
    • O que fazemos melhor?
    • O que desejamos realizar?
    • O que gostaríamos de mudar?
  • Exemplos
    • Fiat: Estar entre os principais players do mercado e ser referência de excelência em produtos e serviços automobilísticos.
    • HSBC: Ser o melhor grupo financeiro do Brasil em geração de valor para clientes, acionistas e colaboradores.

Valores

  • O que é
    • São os princípios que servem de guia para os comportamentos de todas as pessoas que, no exercício das suas responsabilidades, estejam executando a Missão, na direção da Visão.
    • São as limitações éticas das ações da organização.
  • Perguntas
    • Quais valores cada agente considera?
      • Cliente
      • Fornecedor
      • Funcionário
      • Acionista / Sócio
      • Sociedade em geral
    • Exemplos
      • Fiat:
        • Satisfação do cliente – Ele é a razão da existência de qualquer negócio.
        • Valorização e respeito às pessoas – São as pessoas o grande diferencial que torna tudo possível.
        • Atuar como parte integrante do Grupo Fiat – Juntos nossa marca fica muito mais forte.
        • Responsabilidade social – É a única forma de crescer em uma sociedade mais justa.
        • Respeito ao Meio Ambiente – É isso que nos dá a perspectiva do amanhã.
      • HSBC:
        • Nossa conduta deve refletir os mais altos padrões de ética;
        • Nossa comunicação deve ser clara e precisa;
        • Nosso gerenciamento deve ser em equipe, consistente e focado;
        • Nosso relacionamento com clientes e colaboradores deve ser transparente e baseado na responsabilidade e confiança entre as partes.

Então, resumindo:

Missão é o que o seu negócio faz, como faz e para quem faz (no presente)

Visão é o que o seu negócio busca (no futuro)

Valores são as crenças, os princípios do seu negócio

E é importante que os três estejam relacionados.

Um detalhe importante: muito cuidado ao procurar exemplos na Internet. Tem muita coisa errada, muito exemplo falso que não condiz com a realidade das empresas citadas.

Os exemplos que dei aqui da Fiat e da HSBC foram ilustrativos. Eu não sei te dizer se serão os textos atuais dessas empresas no momento em que você ver este artigo, mas independente disso servirão para ilustrar a estrutura e conteúdo da missão, visão e valores.

Mas não saia por aí copiando. Referência é sempre bom, mas cada negócio precisa ter sua própria identidade.

Beleza, agora que conhece, o que fazer com isso?

É importante que todos os envolvidos no sucesso do seu negócio conheçam sua missão, visão e valores. Mas conheçam de formas diferentes.

Os colaboradores, parceiros, sócios devem, sim, ter acesso diário a estes textos pra que eles guiem a forma de todos trabalharem.

Mas os clientes da sua empresa não precisam disso. Eles devem, sim, perceber que a sua empresa trabalha da forma como os textos sugerem.

E a equipe interna deve estar treinada e muito bem alinhada com a comunicação da empresa para fazer os clientes terem essa percepção.

Links que podem te ajudar:

📝 Ferramentas essenciais para Freelancers

📝 Mais completo curso de Marketing Digital que já existiu

📝 Aprenda Photoshop

📝 Aprenda Illustrator

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *