Como se destacar dos concorrentes em 4 passos

Como se destacar dos seus concorrentes - Estratégias Competitivas e Benchmarking

Trabalha como profissional autônomo, freelancer, tem uma pequena empresa e quer saber como se destacar dos seus concorrentes?

Neste artigo e no vídeo abaixo eu falo sobre alguns conceitos de Estratégias Competitivas e dou 4 passos para que você possa se destacar dos seus concorrentes.

Basicamente, qualquer profissional autônomo ou empresa precisa definir, através das Estratégias Competitivas, quais serão suas vantagens frente aos seus concorrentes. Estas vantagens, basicamente, podem ser descritas de duas formas:

  • Vantagem em custos: produto/serviço similar a custo mais baixo
  • Vantagem em Diferenciação: sobre-preço por um produto único

Além disso, existem 4 passos básicos para que você ou sua empresa possam se destacar no mercado. Abaixo, no final do post, vou deixar alguns links que podem te auxiliar a encontrar os melhores caminhos para alcanças estas vantagens.

4 passos: como se destacar dos seus concorrentes

1. Defina bem o nicho de atuação:

Cuidado na escolha do segmento/nicho que irá atuar. Nichos nos quais muita gente atua é sinal que existe muita concorrência. Ao contrário, onde tem pouca gente atualndo, pode ser sinal de boas oportunidades ou pode significar que simplesmente não existe demanda de mercado. E criar demanda é algo possível, mas pode ser muito difícil.

2. Estude o mercado e o público:

Faça pesquisas, converse com empresas e com pessoas que já atuam na mesma área e, principalmente, conheça as dores do mercado. O que você e sua empresa podem oferecer que o mercado ainda não oferece? Além disso, defina personas. Ou seja, aprofunde-se nas características do seu público para conhecer exatamente quem você irá atingir.

3. Benchmarking:

Benchmarking é um instrumento de gestão criado para melhorar o desempenho de empresas através de avaliação comparativa entre concorrentes. Seu principal foco é identificar os fatores de sucesso e fracasso das empresas atuantes, sejam elas parceiras ou concorrentes. Conheça e estude a fundo estes seus concorrentes. Saiba que alguns podem ser parceiros. Aprenda com os pontos fortes e fracos deles. E, por fim, defina qual será sua vantagem competitiva.

4. Invista em você ou na sua empresa:

Estude, adquira materiais, invista em qualidade para se diferenciar. Uma boa qualificação, sua e/ou de sua equipe, é um ponto chave para o sucesso do seu negócio.

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